14 de setembro de 2014

Opinião dos livros "Em Defesa da Comida" e "Saber Comer"

Olá! Hoje não é uma receita que venho partilhar mas sim a opinião de dois livros que li a semana passada. 
Os dois livros dos quais vos venho falar são do jornalista cientifico Michael Pollan que tem dedicado os seus últimos 25 anos a investigar e escrever sobre cultura e comida, mais especificamente como estes dois temas são indissociáveis. Os livros que li foram "Em Defesa da Comida" e o "Saber Comer", fiquei com muita vontade de ler o "Dilema do Omnívoro" e o "Cooked" que ainda não está traduzido para português mas talvez me aventure a ler em inglês.
Falando então dos dois livros que li... 
"Em Defesa da Comida" que me custou 2€ na Fnac, explica a evolução da industria alimentar e os seus riscos para a saúde. Adorei! Tem uma linguagem muito acessível e retrata tudo com exemplos práticos. Embora Michael Pollan comprove todos os factos que refere com estudos científicos não peca pelo pensamento dentro da caixa e pouco holístico a que por vezes a ciência obriga. Aliás este autor não é em nada extremista e este foi um dos aspectos que me fez gostar ainda mais do que ele escreve. O tema dos riscos que a industria alimentar oferece à saúde e cultura pode ser um pouco exaustivo, logo penso que este livro se dirige a quem está de facto muito interessado nesta temática. O livro também é muito dirigido à realidade dos EUA, mas as semelhanças com a nossa realidade são muitas. Penso que a maior diferença entre estas duas realidades é que em Portugal beneficiamos do facto de estarmos inseridos numa dieta tradicional, a dieta mediterrânea enquanto os norte americanos não se baseiam em nenhuma dieta tradicional, estando assim totalmente embrenhados na dieta ocidental. 
"Saber Comer", também o comprei na Fnac e custou 8,70€. Este livro refere 64 regras que devemos seguir para nos alimentarmos melhor. São regras muito gerais, nada como "não coma hidratos de carbono depois das 21h" mas sim "Evite produtos alimentares com ingredientes que uma criança do terceiro ano não consiga pronunciar." Este livro é na prática um resumo do "Em Defesa da Comida", e na minha opinião dirige-se a quem não faz mesmo ideia do que é uma alimentação dita saudável. Resumindo acho que se leram o "Em Defesa da Comida" e têm noção do que é uma alimentação natural não vale a pena lerem o "Saber Comer". Se por outro lado estão agora a começar a seguir uma alimentação saudável/natural e precisam de algumas dicas sem quererem entrar numa literatura mais exaustiva, este é o livro ideal.

Quais foram então as ideias gerais que tirei destes dois livros:

  • "Coma comida. Mas não em excesso. Vegetais sobretudo." Esta é a bandeira de ambos os livros.
  • O maior veneno alimentar, não são as gorduras, nem os hidratos de carbono mas sim a comida processada! 
  • No seguimento do ponto anterior, é cada vez mais importante fazer as nossas compras em mercados locais e fugir das grandes superfícies.
  • A forma como comemos é tão importante como o que comemos, por isso comer com prazer é essencial.
  • A nutrição é uma ciência muito recente e ainda temos muito a descobrir... O principal problema desta ciência é que aborda os nutrientes de forma isolada o que nos impede de perceber a sinergia entre alimentos/nutrientes.
  • Existe um novo conceito de dieta alimentar, o flexitarianismo, dieta onde os seus seguidores comem maioritariamente alimentos de origem vegetal mas que por vezes introduzem carne na sua alimentação. Estudos comprovam que os flexitarianos beneficiam das mesmas vantagens a nível de saúde que os vegetarianos.
E é isto, espero que vos tenha despertado o interesse para estes livros e que não achem presunção minha a publicação desta opinião:) Beijinhos





Sem comentários :

Enviar um comentário