24 de abril de 2013

Hambúrgueres de Lentilhas com Pimento e Alho Francês

Boas!  Bem isto de estar doente em casa tem que se lhe diga... Todos os dias tenho ido para a cozinha inventar e fazer experiências! Hoje, tinha algumas lentilhas de molho que não sabia no que utilizar, acabaram transformadas nestes deliciosos hambúrgueres. Sou fã lentilhas não só pelo seu valor nutricional,  uma vez que são ricas em ferro, fibra e proteína, mas também pelo seu sabor, arrisco dizer que me sabem a um cruzamento entre as ervilha e o grão de bico, leguminosas que também adoro. Como a receita foi inventada à medida que ia sendo confeccionada as porções que  indico não são exactas, mas no worries;) 
Amei o resultado da experiência, deu-me aquela sensação que só quem inventa e experimenta na cozinha conhece, a sensação do Uaaauuuu resultou, está brutal, quero comer mais! Só fiquei com pena de não ter iogurte grego em casa, aposto que estes hambúrgueres ficariam deliciosos acompanhados por um bom molho de iogurte e limão. 
Deixem-me ainda dizer que estes hambúrgueres podem ser congelados, assim naqueles dias de preguiça basta ir ao congelador et voila uma refeição rápida e saudável pronta a sair para a mesa 1. 
Aqui vai então a receita para cerca de 8 a 10 hambúrgueres...

Ingredientes:

- 4 chávenas de chá de lentilhas demolhadas (preferencialmente demolhar durante uma noite)
- 1 pimento vermelho cortado grosseiramente
- 1 alho francês cortado grosseiramente
- 2 ovos
- 1/2 chávena de chá de pão ralado
- Sal e pimenta a gosto (qualquer uma menos branca)
- Ervas de Provença a gosto (podem substituir por coentros, salsa, etc)
- Alho em pó a gosto

Preparação:

Coloquem todos os ingredientes no food processor, triturem a uma velocidade media até ficarem com uma pasta homogénea e não muito liquida. Se verificarem que está muito liquida juntem um pouco mais de pão ralado, se por outro lado estiver muito seca, o que duvido, podem juntar um pouco de agua. No interior de um recipiente circular coloquem papel aderente, depois coloquem um pouco da pasta dentro desse papel e pressionem com uma espátula para ficar com a forma de um hambúrguer. Envolvam totalmente o hambúrguer no papel e repitam o processo por "andares" até o recipiente estar cheio. Para terem uma ideia  do que descrevo vejam a segunda imagem abaixo;) Coloquem o recipiente no frigorífico durante 30min, ou no congelador por 15min para que os hambúrgueres ganhem forma (se quiserem congela-los basta deixa-los no congelador nesta fase). Retiram os hambúrgueres do frigorífico/congelador e do papel aderente, uma vez que já ganharam forma será fácil coloca-los numa frigideira com um pouco de ghee e frita-los até que ganhem cor. Espero que gostem;)





4 comentários :

  1. Nhami, vou experimentar faze-los brevemente. Será que dá para fazer na liquidificadora? É que não tenho processador...
    Beijinhos e parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cila! Olha sinceramente acho que a liquidificadora não é a melhor alternativa isto porque tem uma base afunilada e estreita, então acho que o que vai acontecer é que os ingredientes junto à lâmina vão ficar em papa e os de cima intactos, mas nada como experimentar! De qualquer forma a alternativa que te sugiro se tiveres varinha mágica é colocar todos os ingredientes num recipiente circular e largo e ir desfazendo e misturando os mesmos, acho que isto é capaz de funcionar!
      Muito obrigada pela visita e pela força:) beijinhos!

      Eliminar
    2. Acho que vou mesmo tentar com a varinha mágica...
      A ver se vou juntando uns trocos para comprar um processador entretanto ;)
      Obrigada pela dica! Beijinhos!

      Eliminar
    3. Depois diz como correu com a varinha;) Eu comprei o meu numa daquelas promoções da worten, o rádio popular em que não pagas o IVA, e acredita que é uma compra da qual não me arrependo mesmo! Não tens de quê pela dica, sempre as ordens;) Beijinhos

      Eliminar