23 de abril de 2013

Biscoitos de Aveia com Laranja

Olá! Estou doente em casa com uma faringite que só me dá vontade de beber chás quentinhos... Ora os chás quentinhos a mim pedem-me biscoitos, mas biscoitos que não dêem muito trabalho a fazer porque a  mim a doença dá-me para a preguiça. Lembrei-me então de fazer estes biscoitos super simples e ultra saborosos. Não são hiper saudáveis porque levam açúcar mascavado (que mesmo assim é menos nocivo que o açúcar branco) e uma pitada de fermento, por outro lado só usei farinha integral e ghee como gordura o que equilibra a balança. A aveia que é um óptimo alimento cheio de fibra faz a balança pender para o lado saudável, assim podemos dizer que estes biscoitos são mais ou menos saudáveis mas mais para o mais do que para o menos :P E acreditem que aqui o lado menos saudável da coisa é aniquilado pelo sabor e conforto que vão sentir ao morder este biscoitinhos. Aqui vai a receita...

Ingredientes:

- 3 colheres de sopa de ghee
- 1 chávena de açúcar mascavado
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de sumo de laranja
- 1 colher de chá de raspas de casca de laranja
- 1 chávena de chá de flocos de aveia inteiros (há pacotes que indicam integrais ou grossos)
- 2 chávenas de chá de farinha integral
- 1/2 colher de café de fermento em pó

Preparação:

Enquanto pré-aquecem o forno a uma tcº alta misturam num recipiente a margarina, o açúcar, o ovo, o sumo e as raspas de laranja (se quiserem adicionem uma pitada de sal). Misturam muito bem e acrescentam a aveia, envolvem novamente. Por fim adicionam a farinha e o fermento, aqui o meu conselho para misturar a massa de forma homogénea é mesmo "pôr as mãos na massa"! Depois de terem a massa bem misturada e uma bola grande formada com a mesma, fazem pequenas bolinhas e achatam-nas para ficarem em forma de biscoito. Vão ao forno durante 20min numa forma untada ou num tabuleiro forrado a papel vegetal. Se o vosso forno for tão bom como o meu e só der calor por baixo, ao fim de 10min virem os biscoitos e coloquem novamente no calor por mais 10min. 








Sem comentários :

Enviar um comentário